Blog do Sergio

26 de março de 2015 - 16:47:24

Quero comentar

92 anos de um gigante

O universo Tricolor está em festa. No último 25 de março, o Sampaio Corrêa completou 92 anos de muita tradição, lutas e glórias no futebol brasileiro, enchendo ainda mais de orgulho a sua imensa torcida.

Sinto-me um privilegiado em poder fazer parte dessa história e ter a honra de vivenciar, dia após dia, um ambiente que só a verdadeira torcida boliviana pode compreender.

Sampaio_Campeao

Torcedor de arquibancada, posso me considerar um privilegiado em estar à frente desta instituição tão grandiosa e ajudá-la a ocupar um lugar de destaque no cenário nacional.

Como todos sabem, trabalhar com futebol no Maranhão é um desafio imenso, que me obrigou, em vários momentos, a fazer “loucuras” para manter o clube de pé. Mas, digo de coração: “Não me arrependo de nenhum sacrifício que fiz pelo Sampaio. Como em O Caçador de Pipas: “Por você, eu faria isso mil vezes”.

Em 2008, logo quando assumi, o Sampaio vivia um momento delicado, sem disputar nenhuma divisão do campeonato brasileiro. Com muito esforço e dedicação, hoje, estamos na segunda divisão, que também é considerada a elite do futebol, por seus atrativos e se tratar de uma vitrine que revela muitos talentos todos os anos. Um exemplo dessa afirmação é o volante Jonas, jogador que eu trouxe do Piauí e defende, atualmente, o Flamengo, time de maior torcida do Brasil.

Após mais de 40 anos de inadimplência, conseguimos equacionar todas as dívidas fiscais do clube. Entre as principais dívidas, estão equacionadas as de FGTS, INSS, Dívida Ativa da União e Tributos Federais, que garantiram ao Tricolor obter as suas certidões negativas, abrindo espaço para a instituição contratar o apoio de qualquer órgão público.

Uma iniciativa arrojada, para que o nosso clube seja forte. Estamos sempre focados em uma gestão responsável, sob o aspecto administrativo e financeiro. Tivemos coragem de assumir perante o fisco uma dívida imensa, e vamos honrar o pagamento, além de manter em dia os nossos compromissos.

Nesses sete anos na presidência do Sampaio, vivi momentos inesquecíveis, como o título invicto da Série D e o acesso para a Série B. São 11 títulos conquistados durante esse período:

  • Campeão da Taça Cidade de São Luís 2007;
  • Campeão da Taça Cidade de São Luís 2009;
  • Campeão Maranhense 2010;
  • Campeão Maranhense 2011;
  • Campeão da Copa União 2011;
  • Campeão Maranhense 2012;
  • Campeão da Copa União 2012;
  • Campeão da Série D 2012 (Invicto);
  • Campeão da Copa Cidade de São Luís 2013;
  • Campeão Maranhense 2014;
  • Campeão da Super Copa do Maranhão 2015.

E vocês acham que estou satisfeito? Estaria mentindo se dissesse que sim. Eu quero, e vou, se Deus quiser, colocar o Sampaio na primeira divisão. Esse é um dos meus sonhos e não descansarei enquanto não realizá-lo.

92 anos. Não é para qualquer time. O Sampaio é um baluarte do futebol nacional, único time q conquistar 3 títulos nacionais de divisões diferentes, sendo dois de forma invicta. Uma história que não cabe nesse tempo que me dispõe.

A caminhada ainda é longa e seu que o futuro reserva um horizonte Tricolor para todos que fazem parte dessa jornada. O Sampaio é imenso e, a cada ano, se torna ainda mais gigante.

Parabéns, Sampaio Corrêa! Que venham os próximos 92 anos de sua linda história.

Compartilhe as ações do Sergio:
    5 de março de 2015 - 16:45:42

    Quero comentar

    Pela Metropolização da Grande São Luís

    Há um fato que precisa ser lembrado constantemente; o cidadão merece ser tratado com respeito. Pensando nesse tópico, vejo com muito bons olhos a questão da Metropolização da Grande São Luís, que envolve, além da capital, os municípios de Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Rosário, Bacabeira e Alcântara.

    O entendimento básico da metropolização consiste que a industrialização tende a induzir à urbanização. Quando uma cidade ou uma região se industrializam, a tendência é de que, paulatinamente, a sua população cresça, assim como o número de residências e o crescimento horizontal de seu espaço geográfico urbano.

    No começo da semana, retornei à Câmara Municipal para participar de uma Ação Pública proposta pela vereadora Rose Sales, iniciativa que considero de suma importância para debater e encontrar soluções que controlem, principalmente, o crescimento urbano desordenado da Grande São Luís.

    Considerando que os municípios citados da Grande São Luís somam cerca de um milhão e trezentos mil habitantes, é importante que este debate seja configurado em alto grau de seriedade, pois, como cita o texto do requerimento da vereadora Rose Sales, autora da proposição: “A realidade populacional se configura em momento vital para a operacionalização dos instrumentos previstos de gestão compartilhada numa perspectiva coerente, madura, responsável tanto em termos técnicos quanto no sentido político”.

    E é nesse ponto que visualizo a maior dificuldade na metropolização da Grande São Luís: falta de vontade de política e determinação. Um claro exemplo é a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Nº 12.305/10), promulgada no ano de 2010, e que, por incrível que pareça, nunca foi implantada aqui no Maranhão.

    Outro fator que me preocupa é a mobilidade urbana. É inadmissível que o cidadão perca um tempo precioso no trânsito como vem se perdendo ultimamente na cidade. O já citado crescimento urbano desordenado favorece a ampliação dos inconvenientes congestionamentos, que influenciam diretamente na qualidade de vida do indivíduo.

    Incluo nesse nicho de fatores cruciais à Metropolização da Grande São Luís a Melhora na qualidade dos transportes públicos, que precisam acompanhar a ampliação regional, estancar a expansão imobiliária desordenada, otimizar a infraestrutura das cidades, além de trabalhar por uma coleta de lixo regular e  potencializar os inexpressivos números do turismo regional.

    Há muito que se fazer, no entanto, é evidente que ações isoladas não são suficientes para propiciar uma melhor qualidade de vida aos moradores de uma região que concentra milhões de habitantes. Isso quer dizer que, daqui por diante, cada vez mais, fará parte de nossas vidas o debate sobre questões metropolitanas, além daquelas que dizem respeito aos nossos bairros. É preciso agir, contar com o apoio de todos os agentes públicos para que laços se estreitem em torno da parceria política em prol da Metropolização da Grande São Luís.

    O debate está lançado. É hora de pôr em prática as ideias e unir forças para que os avanços cheguem logo aos olhos da nossa população.

    Compartilhe as ações do Sergio:
      12 de fevereiro de 2015 - 16:27:07

      Quero comentar

      Boas perspectivas

      A semana que se passou teve um saldo muito positivo para o esporte maranhense. O encontro de Secretários e Gestores de Esporte e Lazer foi considerado um sucesso, pois conseguiu reunir representantes de 67 municípios maranhenses, personalidades da área esportiva nacional, como o penta campeão de futebol, Cafu, além do ministro George Hilton.

      Uma iniciativa muito importante para o desporto maranhense, que marcou a criação do Fórum Estadual de Secretários e Gestores Municipais do Esporte e Lazer do Maranhão.

      Sergio_Flavio_Hilton

      Ressalto o apoio do governador Flávio Dino, um grande entusiasta do esporte e que vem demonstrando bastante motivação em impulsionar um movimento de políticas públicas no Maranhão voltadas para o desporto.

      Entre uma das iniciativas do governador, destaco a garantia de aplicar o mesmo valor de qualquer investimento feito pelo Ministério no esporte maranhense. Ou seja, a cada real injetado pelo governo federal, o governo do Maranhão aplicará a mesma quantia. Um gol de placa, numa clara demonstração de que a mudança chegou pra valer.

      Posso destacar, também, a sugestão de criação do Sistema Nacional do Esporte, já autorizada pelo Ministro George Hilton, além da recuperação do Parque Aquático do Complexo Castelão, ainda para este ano. Uma obra que, inclusive, eu já havia solicitado inúmeras vezes ao governo anterior, quando ocupava mandato na Câmara de vereadores. Mas, com os novos ventos soprando a favor do Maranhão, deverá se concretizar em breve.

      Vejo o novo governo do Maranhão com os olhos abertos para o nosso esporte, com iniciativa e o desejo de fortalecer esse segmento de imenso valor de integração social. Um auxílio valioso, que nos fortalece e vislumbra um horizonte de muitas realizações e crescimento no nosso Estado.

      Grande parceiro na luta por dias melhores na área esportiva maranhense, o secretário Márcio Jardim foi eleito, por unanimidade, como presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais do Esporte e Lazer, e é o retrato deste novo momento de atuação democrática, participativa e transparente.

      Com a mesma determinação que me move, o secretário Márcio Jardim demonstrou o desejo de fortalecer as secretarias dos municípios do interior do estado, tornando efetivo o trabalho dos gestores que marcaram presença ao evento.

      Como se pode observar, os elementos para alavancar o esporte maranhense estão despontando neste início de luta, e a vontade de colocar o Maranhão na vanguarda do esporte nacional só aumenta a cada dia. Estamos no caminho certo!

      Compartilhe as ações do Sergio:
        23 de fevereiro de 2014 - 16:06:32

        Quero comentar

        Por uma boa relação

        Sobre a repercussão de uma declaração que dei sobre as torcidas organizadas, lamento o fato de minhas palavras terem sido mal interpretadas ou colocadas de maneira distorcida por onde ela circulou.

        Durante todo esse tempo como presidente do Sampaio Corrêa, sempre mantive uma relação muito boa com todas as torcidas organizadas, seja qual for. Colaboro com viagens, ingressos e no que mais estiver ao meu alcance. Seria tolice ignorar a importância das organizadas para o clube. A minha visão e o que realmente quis pontuar foi o seguinte: Há elementos mal intencionados que se infiltram nas torcidas para praticar atos de vandalismo. Isso não é nenhuma novidade pra ninguém, mas foi o que quis ressaltar.

        Posso citar o caso do Corinthians, que foi prejudicado por conta da conduta inadequada de membros nocivos de sua Organizada, assim como o Cruzeiro e tantos outros que tivemos notícias nos últimos tempos. Na Inglaterra, inclusive, torcidas organizadas foram banidas dos estádios devido à truculência dos Hooligans. Infelizmente, essa é a realidade.

        A torcida é a alma do time. Sei dessa importância. Jamais ignoraria, nem vou ignorar, a estima de um torcedor por um clube como o Sampaio Corrêa. Pretendo manter a mesma relação cordial que sempre tive com todas as Torcidas Organizadas, mas não posso admitir que vândalos travestidos de torcedores prejudiquem o clube e a própria torcida, que acaba sendo atingida diretamente pelo comportamento impróprio de alguns membros (ou infiltrados) mal intencionados.

        Fica o registro da ratificação dessa boa relação que sempre tivemos. No entanto, volto a destacar: é importante identificar e excluir quem se aproveita das boas intenções de uma Torcida Organizada para agir em função de suas ideologias marginais. Que o Sampaio esteja acima de tudo.

        Compartilhe as ações do Sergio:
          23 de novembro de 2013 - 17:02:40

          Quero comentar

          O Último Capítulo

          sam_santa

          Chegou a hora da decisão. A primeira parte do capítulo final desta longa jornada termina neste domingo, no Castelão, nosso reduto, onde vivemos muitas apreensões, incertezas e, principalmente, alegrias.

          O Sampaio se despede da sua torcida, dá um até logo, para recarregar as baterias e se preparar para a próxima temporada, que, certamente, será ainda mais difícil.

          Deixo aqui o meu muito obrigado a toda a torcida; o torcedor fiel, que foi ao Castelão, que em enfrentou viagens desgastantes para estar ao lado do time nos momentos de dificuldade. Agradeço, também, aquele que não desgrudou do seu radio de pilha, que sofreu à distância, vibrou e sempre acreditou.

          Vai ficar a saudade de olhar o Sampaio entrar em campo, ouvir a torcida cantar a plenos pulmões: “Paio, Paio, Paio”. É verdade, meus amigos, já bate uma ponta de nostalgia, mesmo que passageira. No próximo ano, temos um encontro marcado, no mesmo local, com as mesmas cores, os mesmos ideais. E, novamente, a Bolívia Querida vai precisar de você, torcedor, mais do que nunca, dessa força contagiante que vem das arquibancadas. Contamos com vocês, sempre!

          Agora, é hora de finalizar esta etapa. Temos um jogo pela frente, um adversário tradicional que merece todo o nosso respeito, mas, no Castelão, como vocês não se cansaram de cantar, quem manda é o Tubarão.

          Obrigado, torcida boliviana, e até 2013. A Série B nos aguarda. Vai, Sampaio!

          Compartilhe as ações do Sergio:
            15 de novembro de 2013 - 18:46:53

            Quero comentar

            Agradecendo e estreitando relações

            IMG_2141

            Na última quinta-feira, dia 14, pela manhã, estive na sede da prefeitura de São Luís, onde fiz questão de agradecer pessoalmente o apoio dado pela gestão municipal ao Sampaio Corrêa, durante a disputa da Série C. Uma visita muito proveitosa, que serviu para estreitar os entendimentos entre o clube e município.

            Bem disposto, o prefeito Edivaldo nos recebeu da melhor forma possível e demonstrou ser um grande entusiasta do futebol maranhense. Um bom sinal. Precisaremos de todo o apoio possível para a próxima temporada, que será ainda mais complexa.

            Na ocasião, o presenteamos com uma camisa personalizada, afinal, como bom gestor que demonstra ser, precisa vestir o manto sagrado do Sampaio Corrêa, que representa, neste momento, a excelente fase do futebol maranhense.

            Deixo aqui o meu agradecimento ao prefeito Edivaldo e toda a sua assessoria, que tão bem nos receberam e nos deram garantias da solidificação desta grande parceria. 2014 será um ano de desafios ainda maiores e quanto mais aliados tivermos ao nosso lado, mais vitorioso o Sampaio se tornará.

            Compartilhe as ações do Sergio:
              13 de novembro de 2013 - 09:53:35

              Quero comentar

              Na segunda decisão do Brasileirão por dois anos consecutivos

              sampaio_vila

              Quanto mais as pessoas acreditam em uma causa, quanto mais se dedicam a ela, mais podem influenciar no seu acontecimento. Aconteceu: após o título invicto ano passado, estamos na segunda decisão de Campeonato Brasileiro em dois anos consecutivos, agora na série C, e com vaga assegurada na série B de 2014, quando muitos diziam que o Sampaio lutaria para não cair este ano.

              É o resultado de um trabalho iniciado em 2007 com muitas dificuldades, muita descrença, sem apoio nenhum e em uma conjuntura totalmente adversa que é a realidade do futebol maranhense. Foram 79 meses de uma caminhada árdua, diuturna, de domingo a domingo, cheia de pedras, obstáculos, mas feita com muita determinação, coragem e crença de que alcançaríamos este momento.

              Parabéns jogadores, Comissão Técnica, funcionários e Diretoria, vocês ressuscitaram nosso futebol, resgataram a autoestima do nosso torcedor, fizeram com que este manto fosse vestido com orgulho por milhares, levaram famílias a frequentar o Castelão e acima de tudo mostraram que temos competência para construir um futuro melhor.

              Você, torcedor Boliviano, é quem mais merece esta alegria, por ter acreditado e nos apoiado nesse sonho. Continuaremos juntos a sonhar, pois a conquista mais importante é sempre a próxima. Meu muito obrigado a todos e um grande abraço.

              Compartilhe as ações do Sergio:
                Páginas12345

                Gabinete do Deputado Sergio Frota - Assembleia Legislativa do Maranhão
                Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau - São Luis - MA - CEP - 65071-750
                Gabinete 202 - Fone: (98) 3269.3202 / 3269.3468

                © Sergio Frota - Todos os direitos reservados - Web Design: MP Marketing e Promoção

                Entrar | Webmail